sexta-feira, 24 de junho de 2011

O Cristo Assentado


"...havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas.
"Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus."

                Parece-nos paradoxal a Divindade em posição fisicamente estática e de repouso, especialmente por se tratar do único e verdadeiro Deus, que se expressa sempre em plena atividade (Isaías 64:4; João 5:17). Evidentemente que trata de uma linguagem antropomórfica, ou seja, característica inerentes ao homem atribuídas a Deus de forma a compreendê-lo em nossa realidade.
                Entendo que que o Cristo Assentado tem pelo menos quatro significados:

1- INTERCESSÃO CONTÍNUA
                O posto à direita do Deus Todo-Poderoso, Juiz de toda a terra, era um desocupado até o advento de Jesus Cristo; é simplesmente o lugar da intercessão e da mediação. Ninguém poderia ocupar este lugar a não ser o Filho Unigênito de Deus. Em dispensações passadas os homens anelavam por um intercessor junto à Deus, Jó, em seu estado de assolação clamou: "Ah! Se alguém pudesse contender com Deus pelo homem, como o filho do homem pelo seu amigo!" (Jó 16:21). Ele desejava alguém que fosse seu fiador junto a Deus (Jó 17:3), e a cadeira do fiador estava vaga. Mas quando Cristo assentou-se, Ele preencheu a vaga de Mediador (1ª Timóteo 2:5) e a de Fiador (Hebreus 7:22). Ele intercede continuamente pela humanidade, especialmente por seu Eleitos. Somente Ele intercede por nós e mais ninguém. Ninguém pode nos condenar, ninguém pode nos acusar, pois Ele está assentado e intercede por nós (Romanos 8:33-34)

2- AUTORIDADE SUPREMA
                Autoridade é delegação de poder sobre algo ou alguém, no caso de Jesus sobre tudo e todos (Mateus 28:18). Estar assentado à direita de Deus significa a posse da suprema autoridade divina. Assentado Ele detém o governo e o controle sobre toda situação; aconteça o que acontecer Ele continua assentado, ou seja, Ele não se desespera, Ele não se decepciona, Ele não se abala. Judá se abalou com a morte do grande rei Uzias, mas em sua visão, Isaías não viu um Deus preocupado, e sim assentado; Aconteça o que acontecer Ele continua no controle de sua vida e sua história. Ele tem autoridade sobre a morte, sobre o inferno, sobre o diabo, sobre as enfermidades, sobre a depressão... E o melhor de tudo é Ele compartilha com sua Igreja dessa autoridade (Lucas 9:1; 10:19). Eis os três fundamentos da autoridade da Igreja: (1) Todos os principados do inferno estão destronados (Colossenses 2:15); (2) Jesus está assentado no Trono de Autoridade (Efésios 1:20); e (3) Estamos assentados com Jesus Cristo (Efésios 2:6), isso mesmo, é quase uma linguagem "teomórfica", Deus em Cristo não somente nos faz participantes de sua própria natureza divina (2ª Pedro 1:4), mas nos faz também participantes da autoridade divina.  
               
3- OBRA CONSUMADA
                Jesus não deixou nada por fazer, Ele completou sua obra, completou seu ministério. Ele foi perfeito na operação de seu desígnio divino; do nascimento virginal à ressurreição de seu corpo físico, Ele cumpriu todo o plano de Deus Pai, o bom prazer do Senhor prosperou na Sua mão (Isaías 53:10). Ele veio, pregou, ensinou e curou; Ele cumpriu a missão messiânica (Isaías 61:1-2; Lucas 4:18). Quando Ele bradou: "Está consumado" (João 19:30) do grego: "tetelestai" que significa: Está feito, está completado, está concluído, e "ESTÁ PAGO!" Ele estava dizendo: A minha parte eu já fiz, o pecado foi expiado, o diabo foi derrotado, o mundo foi reconciliado com Deus, a morte perdeu seu principado, e a divida do pecado foi totalmente paga. Ele fez tudo o que se propôs a fazer, mas agora deixou a...

4- RESPONSABILIDADE DA IGREJA
                Isso mesmo, o Cristo assentado significa que agora temos uma tremenda e urgente responsabilidade, o IDE (Marcos 16:15). Ele nos enviou, agora não adianta fazer orações comodistas como: "Deus, visita os hospitais!; visita os presídios!; visita as favelas!" A resposta vem direta do Trono, do Cristo assentado: "VISITE VOCÊ, A MINHA PARTE EU JÁ CONSUMEI!". Não estamos sós; Deus se fez carne em Jesus, e Jesus assentou-se e habitou em Espírito em nossa carne. Cristo foi o corpo de Deus (Colossenses 2:9) e nós (a Igreja) somos o Corpo de Cristo (1ª Coríntios 12:27). Quando formos Ele estará conosco, quando falarmos Dele Ele nos inspirará, quando impusermos as mãos sobre os enfermos Ele curará.
               
                Não fique aí assentado, levante-se e pregue, pregue, pregue! É a mais importante tarefa que o CRISTO ASSENTADO nos outorgou! Glória a Deus! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário