quarta-feira, 22 de junho de 2011

SERMÃO: "Duas Condições e Três Promessas de Avivamento"

"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor." Atos 3:19

Este é um trecho do segundo grande sermão dos primórdios da Igreja Primitiva, a pregação de Pedro. Em uma exortação contundente e sem meias palavras, Pedro conclama seus ouvintes para um avivamento pessoal. Em suma, receber avivamento é sair do estado de morte espiritual para a vida abundante provida por Cristo. Essa maravilhosa condição está restrita a pelo menos duas condições irrevogáveis e três consequências ou promessas infalíveis.

1ª CONDIÇÃO: ARREPENDIMENTO. A cristandade moderna perdeu a noção bíblica e teológica do termo arrependimento; parece que na concepção dos crentes e pregadores da atualidade, o arrependimento é um mero sentimento similar ao remorso. Vejamos três características graduais do verdadeiro arrependimento: (1) Uma profunda convicção do próprio estado pecaminoso e distância de Deus; (2) Uma profunda necessidade de aproximar-se de Deus e encontrar paz interior; e (3) Uma profunda tristeza oriunda do próprio Deus (1ª Coríntios 7:10)

2ª CONDIÇÃO: CONVERSÃO. O termo conversão é-nos muito familiar especialmente na linguagem do trânsito; "mudança total de direção". Uma das mais grosseiras heresias do evangelicalismo moderno é a idéia de que a conversão se dá por ocasião de uma oração feita liturgicamente pedindo que Jesus entre no coração. A verdadeira conversão é uma radical mudança de estilo de vida e mentalidade, trocamos a cultura do mundo pela cultura do Reino de Deus, e a mente secularizada e carnal pela Mente de Cristo.

1ª PROMESSA: PECADOS APAGADOS. O "arquivo" de pecados em nossas vidas, cometido sob o tempo da ignorância é totalmente deletado do memorial divino. Evidentemente que essa "borracha da compaixão" também apaga pecados cometidos sob a graça, desde que os mesmos não sejam atos pecaminosos deliberadamente voluntários (Hebreus 10:26). Sendo meros deslizes de nossa conduta, sem nos apartarmos da luz, ainda podemos contar com o poder justificador do maravilhoso Sangue de Jesus (1ª João 1:7).

2ª PROMESSA: TEMPOS DE REFRIGÉRIO. Especialmente neste século marcado por uma avassaladora sobrecarga emocional, que tem classificado a depressão como o mal do século, a alma humana carece do verdadeiro refrigério, sim, um frescor na alma que dissipa o calor das pressões, angústias, mágoas, ódios... O refrigério do avivamento diz respeito à paz produzida pelo meigo chamado do Mestre: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei." (Mateus 11:28). Quero, porém, sem preferências dogmáticas ou denominacionais, que nenhuma dádiva divina é tão geradora de refrigério quanto a oração do espírito (I Coríntios 14:2), e mencionando a oração em línguas (I Coríntios 14:21), Paulo se reporta à promessa do Antigo Testamento: "Pelo que, por lábios estranhos e por outra língua, falará a este povo, ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; este é o refrigério; mas não quiseram ouvir." (Isaías 28:11-12). Não podemos negar que o advento mundial do pentecostalismo restaurou esta ênfase, e hoje, precisamos reconhecê-la bíblica e coerentemente. A oração do espírito (línguas) é o prometido refrigério.

3ª PROMESSA: PRESENÇA DO SENHOR. O refrigério supracitado não vem, porém, sem o próprio âmago desta graça, que é a Presença do Senhor em nós. O avivamento diz respeito não ao refrigério como um fim, à presença divina permeando nossos ambientes e habitando abundantemente em nós. O segredo da vida espiritual de Moisés e Davi estava justamente em seu anelo, não pelo poder de Deus, mas por Sua Presença (Êxodo 33:15, 18; Salmo 63). Um pregador itinerante, cantor ou turista cristão, pode estar em muitos lugares, mas o único lugar onde ele deve desejar estar, é na presença do Senhor. Tem havido escassez dessa presença nas igrejas hoje, as cantarolas técnicas têm substituído os altos louvores à Deus, a adoração espontânea e entusiasta têm sido substituída pelo formalismo de uma platéia de espectadores do culto, a santificação e separação bíblica tem sido substituída pelo secularismo no contexto eclesiástico e episcopal, a pregação da palavra de Deus tem sido substituída pela exposição erudita de vãs filosofias que preenchem o intelecto e esvaziam a alma; e por fim, a fumaça da glória tem sido substituída pela fumaça de palco, produzida não pela Presença do Senhor, mas uma vil máquina. Oh! queridos irmãos, isto é caótico, mas não perca as esperanças, seja diferente, não se conforme, e saiba, se cumprirmos os pré requisitos divinos, brevemente veremos um poderoso avivamento, ele já está por vir. Glória a Deus!
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário