sábado, 29 de outubro de 2011

A IGREJA DE DEUS EM CRISTO E A SANTIFICAÇÃO



       INTRODUÇÃO
O fundamento histórico-teológico da doutrina da santidade e santificação da Igreja de Deus em Cristo remonta a experiência e os ensinos do pai do metodismo, John Wesley em meados do século XVIII. Wesley apresentou aos seus seguidores a “segunda benção”, a qual ele chamava de “santificação plena”, uma experiência de crise momentânea, que ele também denominou “amor perfeito” e “perfeição cristã”. Essa doutrina transcendeu o tempo e, mesmo sofrendo diversas modificações teológicas, teve seu cerne preservado por algumas importantes denominações, em especial a COGIC.

A-     ORIGENS HISTÓRICAS NO MOVIMENTO HOLINESS

Holiness (santidade) foi o nome dado a um “pré-movimento pentecostal” que exerceu grande influência na espiritualidade pentecostal como a conhecemos. E a principal marca dessa espiritualidade do século XIX foi a implantação dos acampamentos holiness, que tiveram origem em áreas remostas dos Estados Unidos, tendo início no condado de Logan em Kentucky. Esse movimento começou espontaneamente entre presbiterianos e metodistas, no ambiente rural da Igreja Presbiteriana de Cane Ridge. Pessoas vinham de longe para presenciar e experimentar os “exercícios”, como eram chamados. Milhares se convertiam e eram muitas vezes envolvidos em manifestações como “cair no poder”, “tremores”, “riso santo” e “dança do Espírito”. Mas a expectativa comum aos entusiastas era a experiência da santificação. Estas manifestações e a doutrina foram incorporados na Missão da Fé Apostólica da Rua Azuza, com plena aprovação e endosso de Seynour. Na Rua Azuza além da mensagem do batismo no Espírito Santo com a evidência do falar em outras línguas e da ativação dos dons do Espírito, a pregação era enfática acerca da santidade e da santificação, mensagem que viria a ser a tônica da pregação pioneira do Elder Charles Harrison Mason.

B-      SANTIFICAÇÃO NA MISSÃO DA FÉ APOSTÓLICA

Através dos anos os pentecostais têm sido identificados por vários nomes. Embora muitas das igrejas pentecostais dos Estados Unidos fossem conhecidas como “igrejas holiness”, o primeiro grupo estritamente pentecostal utilizava variações do nome Fé Apostólica. Esse foi, por exemplo, o nome escolhido por Charles Fox Parhan para seu pequeno grupo em Topeka, por ocasião da descida de Pentecoste em 1901. Seu principal discípulo, William Seymour adotou o mesmo nome para a Missão da Rua Azuza: Missão Evangélica da Fé Apostólica. E a característica comum a estas denominações era praticamente a mesma dos acampamentos holiness, com ênfase na mensagem da santificação. A idéia de “Fé Apostólica” aponta para a doutrina da restauração dos carismas (dons) anatematizados pelo cessacionista Agostinho de Hipona que declarou: “Por que, pergunto, não ocorrem mais milagres em nossos dias, como acontecia nos tempos antigos? Respondo que eles eram necessários na época, antes que o mundo viesse a crer, para que o mundo fosse convencido.” No rigor da teoria agostiniana contra os excessos do Montanismo, Agostinho chegou a atribuir toda manifestação carismática do período pós-apostólico a demônios; a outra crença fundamental da Fé Apostólica, era na doutrina completa dos apóstolos que culminava com a imitação de Cristo como padrão elevadíssimo e absoluto de perfeição e plenitude de vida.

C-      BISPO MASON E A MENSAGEM DA SANTIFICAÇÃO

O lendário pregador holiness Charles Harrison Mason, que viria a ser o fundador e primeiro bispo sênior da maior igreja pentecostal dos Estados Unidos, começou seu ministério cristão em 1893 na Igreja Batista Mt. Gale em Preston, Arkansas. Em Novembro de 1893 matriculou-se na Faculdade Batista de Little Rock, devido ao seu conhecimento bíblico, logo ficou insatisfeito com o currículo e deixou a escola após três meses. Um dia, andando pela rua em Little Rock ouviu a voz do Espírito de Deus, que dizia: “Pregue a Santidade, pregue a santidade. Edifique a Igreja de Deus. E se você usar o nome que eu te der, ‘A Igreja de Deus em Cristo’, eu vou te usar. Nunca haverá um lugar grande o bastante para acomodar o povo que virá para te ouvir pregar.” A mensagem do Bispo Mason era carregada de poderosa e veemente exortação à santidade e à separação do mundo, mensagem que construiu a espinha dorsal da base doutrinária da Igreja de Deus em Cristo: (1) Santidade; (2) Santificação; (3) Batismo no Espírito Santo; e (4) O falar em línguas conforme o Espírito concedia. A Santificação era ministrada como uma poderosa obra especial da graça de Deus, e a Santidade era o compromisso gradual de cada cristão salvo e santificado.

D-     A TRÍPLICE SANTIFICAÇÃO DO CRENTE

A verdade teológica é uma construção do Espírito de Deus ao longo dos séculos. Os concílios tiveram seu papel fundamental para a sistematização das doutrinas cardeais da Bíblia Sagrada, mas é do Autor da Bíblia, o Espírito do Senhor, que extraímos a verdade suprema. A Doutrina da Santificação passou por reformulações na história, especialmente na história pentecostal. Hoje, entendemos a Santificação do crente à luz das Sagradas Escrituras como tríplice: (1) Santificação Posicional. No estado posicional a Santificação é completa e perfeita, assim, pela fé em Jesus Cristo e na obra do calvário, o homem torna-se santo, perfeitos aos olhos de Deus (Ef 2:6; Cl 2:10), não estamos mais sujeitos à acusações legais, pois a santidade divina passa a ser nossa santidade (Rm 8:33-34; I Jo 4:17). (2) Santificação Progressiva. É a responsabilidade de cada cristão posicionalmente santificado de condicionar sua existência terrena a um viver santo, à altura da santidade herdada, esta santificação deve ser constantemente aperfeiçoada (II Co 7:1). Esta Santificação também possui uma influência divina, através do Sangue de Jesus (Hb 13:12; I Jo 1:7, 9), da Palavra de Deus (Sl 12:6; 119:9; Jo 17:17; Ef 5:26), do Espírito Santo (Rm 1:4; I Pe 1:2; II Ts 2:13), da Fé (At 26:18; Rm 4:11; Fl 3:9; Tg 2:23), e da Glória de Deus (Êx 29:42; II Cr 5:13-14).Ler também I Pe 1:15. (3) Santificação Eterna. Também chamada Santificação Futura, é o estado eterno final dos escolhidos e santificados do Senhor; expressa muito bem nas palavras do discípulo amado: “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.” (I Jo 3:2). A Santificação Eterna é a restauração plena e absoluta do estado original do homem  criado à imagem e semelhança de Deus, com todos os recursos da natureza outra vez perfeitos e sujeitos à sua autoridade (Gn 1:26-28); é o que nos reserva a experiência da Santificação Posicional e a prática da Santificação Progressiva. Ler também Ef 5:27; I Ts 3:13; 5:23

E-      PORQUE DEVEMOS NOS SANTIFICAR

Parece redundante expor teoricamente porque devemos nos santificar, mas a Bíblia declara pelo menos três razões: (1) Porque é a vontade de Deus. O maior anseio de um cristão verdadeiramente nascido de novo deve ser buscar fazer constantemente toda a vontade de Deus. Este é o legado espiritual da Igreja de Deus em Cristo expresso em sua canção oficial “Yes Lord”, é a alma do crente dizendo sempre sim a perfeita vontade de Deus. (I Ts 4:3); (2) Para que vejamos a Deus. O fim e a motivação crucial da fé deve ser a plena comunhão com a divindade, e todos, latentemente desejam ver esse Deus, e mesmo sabendo que a plenitude dessa divindade materializou-se na pessoa de Jesus Cristo (Jo 14:9; Cl 2:9), e que existe uma restrição “teológica paulina” para tal (I Tm 6:16) ainda assim, desejamos naquele dia ver. (Hb 14:12); Para imitarmos a Deus. Nenhum homem pode ser modelo para a Igreja sem ter seu modelo em Jesus Cristo (I Co 11:1; Ef 5:1), e nenhuma Igreja poderá ser modelo para os homens sem antes ter seu modelo em Deus; O Bispo Charles Mason adotou como texto áureo da COGIC I Ts 2:14ª NVI. “Porque vocês, irmãos, tornaram-se imitadores das igrejas de Deus em Cristo...” (I Pe 1:16); (4) Para que Deus faça obras maravilhosas. Evidentemente os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento (Rm 11:29), porém, nota-se que para Deus intervir sobrenaturalmente em situações extremas em favor de seu povo, é preciso mais do que o dom de operação de maravilhas (I Co 12:10a), se faz necessário que seu povo se santifique, pois a manifestação da operação miraculosa de Deus é santa. Bispo Mason pregava mensagens similares à de Josué: “Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós.” (Js 3:5)

CONCLUSÃO

Gloriamo-nos em Deus por nos ter legado a mensagem da santidade, e por ajudar a preservar esta mensagem por mais de cento e dez anos de história da Igreja de Deus em Cristo. Como membros de nossa amada igreja, temos a responsabilidade pessoal e coletiva de difundir um evangelho de renúncia e separação, em oposição aos “evangelhos alternativos” que têm permeado a cristandade moderna. Conheçamos nossa história, conheçamos nosso legado e conheçamos a doutrina apostólica, especialmente a da Santificação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário