sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

SINAIS NO MINISTÉRIO APOSTÓLICO


Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas, e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?
Hebreus 2:3-4

            Uma das credenciais apostólicas são os sinais sobrenaturais e o ministério do Espírito Santo. Não podemos dizer que uma igreja ou denominação é apostólica, se a operação sobrenatural do Espírito não estiver presente.
            Há em nossos dias um forte apelo à razão, em decorrência de estarmos vivendo na “era da informação”. A Internet desbravou as fronteiras e a globalização relativizou as culturas e a moral. O avanço científico e filosófico crescentes, tem formado uma geração de grandes pensadores, e isto não é de todo ruim, pois uma civilização de cultura forte mostra-se ser mais estruturada e próspera ao modelo europeu por exemplo.
            O grande perigo deste “modelo cultural”, é o racionalismo que faz com que o homem se torne cético quanto às coisas espirituais. Eis o “vilão do século”, as teorias anti-criacionistas.
            Precisamos de uma igreja racional, sim, pois o nosso culto é racional (Rm 12:1), mas precisamos também de uma igreja emotiva. A ausência do aspecto emocional na vida, culto e ministério cristão, gera o racionalismo e o formalismo, e esta é a característica de certas “Igrejas Sardes” da atualidade: “...tens nome de que vives, e estás morto.” (Ap 3:1). Somente defuntos não tem emoções. O evangelho é emocionante.
            Quando falo de sinais, refiro-me a todo o tipo de manifestação do Espírito Santo na vida da Igreja e dos crentes, batismo no Espírito Santo, expulsão de demônios, cura de enfermos etc... “E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão.” (Mc 16:17-18).
            Os sinais são um padrão para a Igreja em todas as épocas, pois as palavras de Jesus não ficaram relegadas aos tempos bíblicos. A Igreja Apostólica é àquela que vai (Mc 16:15) e prega a palavra em todas as partes, e espera o sobrenatural. “E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.
            Como um ministro pentecostal não consigo imaginar uma igreja onde não há profecia, “Não desprezeis as profecias.” (I Ts 5:20). Indigno-me quando vou a um culto onde a liturgia é previsível e morta, e onde títulos de homens são mais aplaudidos e laureados do que o Nome que é sobre todo nome (Fl 2:9-10). Assim não podemos esperar sinais, pois assim, o Espírito Santo pode ser extinto da Igreja a qualquer momento. “Não extingais o Espírito” (I Ts 5:19).
            Ministros apostólicos testemunham a ressurreição de Cristo com poder e não somente com palavras.

E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
Atos 4:33
           
            Perceba que além do testemunho poderoso e eficaz, os ministros apostólicos tinham muita GRAÇA. Sabemos que um evangelho poderoso e eficaz gera perseguição, porém, isto não significa que a Igreja é alvo da antipatia generalizada da sociedade, muito pelo contrário, uma restauração no ministério apostólico terá efeitos extremamente positivos. “Louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” (At 2:47). Sinais promoverão não somente o crescimento numérico da Igreja. Não sejamos hipócritas usando chavões convenientes a nossa incompetência ministerial como: “Deus não quer quantidade, e sim, qualidade!” Conversa fiada! Em uma igreja cheia de pessoas sem “qualidade” há uma perspectiva de transformação para um grupo qualificado e frutífero, isto é obra do Espírito Santo. Multiplicação é bíblico. (Atos 2:41,47; 4:4; 5:14; 6:1,7; 8:12; 9:31,35,42; 11:21,24; 13:12,43,48; 14:1,21; 16:5,15,33; 17:4,12,34; 18:8,27; 19:18,20,26).  
            O avivamento está por vir em grande escala, e não virá com alguns “sinais isolados”, virá com muitos sinais. “E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos...” (At 5:12).
            Diante de um sistema político, financeiro e cientifico tão ameaçador, precisamos ser tomados de uma “inconformidade santa”. “E não vos conformeis com este mundo...” (Rm 12:2). E diante desta inconformidade oremos a Deus pedindo a coisa certa, e não as nossas conveniências egoístas. Os apóstolos, diante das investidas ameaçadoras do Sinédrio, fizeram uma oração que agradou a Deus, trouxe renovação espiritual e gerou resultados permanentes.

Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra, enquanto estendes atua mão para curar e para que se façam sinais e prodígios pelo nome do teu santo Filho Jesus. E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.
Atos 4:29-31

            Diante das ameaças não se acovarde, peça a Deus ousadia. Comece a orar com propósito para que você viva uma vida de poder e sinais. Não seja um conformista patético que engole tudo o que sai do púlpito sem meditar nas Escrituras. Seja como os crentes bereanos. “Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinado cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” (At 17:11).
            Laodiceia já está entre nós, seja Filadélfia (Ap 3:7-13).
            Não se escandalize com a palavra deste jovem profeta, mas, há igrejas hoje, onde Jesus não está, e o motivo é a mornidão espiritual. “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei, em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.” (Ap 3:20). Há, porém, uma esperança para esta igreja! Jesus não procura lá dentro uma multidão para começar um avivamento, ele procura “um alguém”. “...se alguém ouvir a minha voz...
            Se você que está lendo este livro pertence a uma igreja morna e avarenta como a igreja de Laodicéia, ouça a voz do Espírito Santo (v. 22) e abra o seu coração. Jesus pode entrar lá através de você. Talvez você seja um profeta de Deus e não saiba, pois a sua alma sente que algo está errado e clama como Azafe: “Já não vemos os nossos sinais, já não há profeta; nem há entre nós alguém que saiba até quando isto durará.” (Sl 74:9). Ouça, isto durará até que você entenda que este livro não chegou nas suas mãos em vão; isto durará enquanto você estiver sentado aí no seu sofá assistindo seus “programas preferidos”; isto durará enquanto você achar que a responsabilidade é dos líderes eclesiásticos e não sua. Agora você sabe o que Asafe não sabia! Levante-se daí, vá orar agora mesmo. Tome uma decisão radical na sua vida, renuncie o mundo que está no seu coração e faça com que Deus possa contar com você, seja amigo de Deus. “...Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tg 4:4).
            Este é o tempo, aproveite, pois Jesus está “...permitindo que por suas mãos se [façam] sinais e prodígios.” (At 14:3 b). Restaure o ministério apostólico em sua vida.
            Temos no ex-fariseu de Tarso um padrão apostólico para todas as gerações de ministros:

Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós, com toda a paciência, por sinaisprodígios e maravilhas.
2ª Coríntios 12:12

            Vidas precisam ser transformadas, os cativos e oprimidos precisam ser libertos, os doentes precisam ser curados e os crentes precisam ser batizados no Espírito Santo com a evidência de falar em outras línguas. Este é o ministério de uma genuína Igreja Apostólica. Mas prepare-se, este é tipo de ministério que desencadeará a perseguição. Se queremos os resultados da igreja do primeiro século, devemos estar dispostos a aceitar as conseqüências destes resultados miraculosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário